Edson Luís e a luta dos estudantes

Todo ano no dia 28 de março, relembramos a morte de Edson Luís, assassinado pela ditadura. Também é tradição que este dia seja marcado pela luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. 

E por falar em acesso à educação, o nosso mandato está atuando para a efetivação de uma de nossas iniciativas parlamentares aprovada recentemente: a Emenda nº 31 à Lei Orgânica, que amplia o direito ao passe livre a estudantes de pré-vestibulares com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.


Leia mais >>

CPI das Enchentes: pobres são as principais vítimas de eventos climáticos

A primeira sessão da CPI das Enchentes, aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com a colaboração dos professores da UFRJ: Ana Luiza Coelho Neto e Leonardo Esteves de Freitas. A professora lembrou a importância da preservação das nossas florestas para a redução dos desastres. E frisou que as consequências atingem principalmente a população pobre.

Na próxima quinta-feira, 4 de abril, os vereadores membros da CPI irão ao Tribunal de Contas do Município. A visita tem por objetivo requerer contratos firmados no município referentes aos serviços de drenagem na cidade.  Além da visita ao TCM, os vereadores também aprovaram o plano inicial de trabalho da CPI.

Leia mais >>
Roda de conversa debate políticas de moradia no Rio de Janeiro

Os megaeventos realizados no Rio de Janeiro deixaram um lamentável legado de remoções arbitrárias, que buscavam atender a ganância do mercado imobiliário. Nosso mandato acompanhou a luta e apoiou a resistência de diversas comunidades que enfrentaram os tratores que derrubaram muitas moradias. 

Neste contexto, a Frente Parlamentar Contra as Remoções, os Despejos e Violações de Direito à Moradia, presidida pelo vereador Renato Cinco, vai promover no dia 4 de abril às 18h, a roda de conversa “Políticas de Moradia”. A atividade será realizada no Espaço Plínio (Rua da Lapa, 107).

Leia mai >>
Moçambique

O que acontece em Moçambique, Malawi e Zimbabwe é mais um triste episódio do que as mudanças climáticas promovem. Não por acaso, as pessoas mais pobres são as principais vítimas. No artigo "Moçambique e o preço pago pelos mais pobres pelo aquecimento global", o cientista do clima Alexandre Araújo Costa aborda o assunto. 

No texto, ele cita a extração do petróleo como uma das causas centrais dos desastres que o planeta vem sofrendo e que não tem nada de natural.

Leia mais >>
Tentativa de Golpe da Câmara expõe fragilidade de Crivella

Nesta semana a nossa frágil democracia quase sofre mais um duro golpe. Numa manobra escusa, vereadores insatisfeitos com o prefeito Marcelo Crivella emendaram um projeto e tentaram mudar a Lei Orgânica do Município. Caso a proposta fosse aprovada, a eleição municipal do Rio passaria a ser indireta a partir do segundo ano de mandato, ou seja, os vereadores escolheriam o sucessor do prefeito, caso ele fosse cassado. 

Importante lembrar que por duas vezes o PSOL votou favorável ao impeachment do Crivella, mas o partido é contra a retirada da decisão das mãos do povo, que tem o direito de escolher um novo representante caso o prefeito caia. “Nunca apoiarei uma proposta que tira poder do povo para entregar ao parlamento. Defendo o oposto, tirar poderes das instituições e aumentar a participação popular direta nas decisões”, declarou Renato Cinco.

Leia mais >>
- Caminhos da bicicleta: a Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Renato Cinco, realizou um encontro com ciclistas no último dia 21 para debater os problemas e desafios da mobilidade urbana na nossa cidade e o planejamento da Frente para 2019. Foram definidas as seguintes iniciativas: buscar o cumprimento da Lei 199/2019 que trata do Plano Municipal Cicloviário, realizar vistorias nas ciclovias da cidade, criar Grupo de Trabalho para elaboração de legislação que vise a redução da velocidade nas vias públicas e para a regulamentação de patinetes e similares, entre outras medidas.
- Mulheres do MAB recebem a Medalha Chiquinha Gonzaga: a última sexta (22), o Mandato Ecossocialista e Libertário Renato Cinco (PSOL) homenageou um conjunto de mulheres do MAB com a entrega da Medalha Chiquinha Gonzaga. Quem recebeu a medalha foi Dona Maria de Araújo Eugênio, mulher de fé, de garra e de luta. Dona Maria nasceu em 22 de março de 1952 e hoje tem 66 anos. É agricultora, moradora da comunidade da Serra Queimada e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens. 
A atividade contou também com a participação de Flávia Braga. A professora da UFFRJ falou sobre a importância das mulheres na organização do ambiente familiar e da sobrevivência de suas famílias. 
- Golpe na Câmara: o jornalista Paulo Cappelli, o primeiro a dar a notícia da tentativa de impeachment do Crivella, publicou parte da fala do vereador Renato Cinco, no site do jornal O Globo.  (+)
- “Brucutu, valentão de colégio”: a Revista Fórum relembrou a discussão entre os vereadores Renato Cinco (PSOL) e Carlos Bolsonaro (PSC).  (+)

- PSOL na rua: parlamentares do PSOL vão às ruas para prestar contas de seus mandatos nesta sexta-feira (29), às 12h30, na Praça Mário Lago (antigo Buraco do Lume).

- Lume Itinerante: no sábado (30), a prestação de contas nas ruas e o diálogo com a população da cidade vai até o Méier. O Lume Itinerante, com a presença de parlamentares e militantes do PSOL vai ocupar a Praça Agripino Grieco. Participe! (+)
Mandato do Vereador Renato Cinco, Rio de Janeiro, PSOL.
Câmara Municipal, Pça Floriano, s/n, Cinelândia. Gabinete 504 - Anexo.
Telefone: 3814 2026.

Se você não deseja mais receber nossos emails, clique aqui